Se voce pensa em renovar sua carteira de motorista e é usuario de substancias tóxicas, pense em suspender sua pratica da dirigir ou de usar toxicos.
Ao ir renovar minha carteira D, fui surpreendido com a nova obrigatoriedade.
O exame toxicológico.
Consiste de a raspagem de suas pernas ou outras partes do corpo que dispõem de pelos.
Além das brincadeiras em casa, ainda tive que pagar, 264,00 de taxa para realizar o exame.
Sofri na pele pois não tenho esse costume de me depilar, isso no meu gosto é muito feio.
Nunca fui usuário de nenhum tipo de toxico, tenho certeza da renovação, mais indaguei se pessoas são reprovadas. Me falaram de pessoas que retornaram para refazer mais de 3 vezes, pois dava positivo e o órgão não libera para a renovação.
Após a coleta, os pelos são colocados em envelopes, são lacrados e assinados pelo loboratorista e pelo candidato a renovação.
Escolheram para mim, este laboratório. Foram extremamente profissionais, tudo esterelizado e muito bem conduzido.
Fica aqui para todos que me visitam a dica, estejam atentos e escolham o que parar de fazer.
COMO FUNCIONA O EXAME DO CABELO®
O Exame do Cabelo é a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com uma visão retroativa mínima de 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas.
Através do Exame do Cabelo, uma grande variedade de substâncias pode ser identificada, incluindo, mas não limitando-se, as anfetaminas, cocaína, maconha e opiáceos.
A análise bioquímica é feita através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo. Esse material é suficiente para a realização do teste. O procedimento da coleta não afeta a estética do motorista e é indolor, não invasivo e não contagioso.
O prazo para obter o resultado do exame do cabelo varia entre 8 e 13 dias, nas Regiões Sul e Sudeste, que respondem por mais de 70% das CNHs das categorias C, D e E no Brasil. Motoristas das outras regiões poderão checar o prazo para a entrega de seus exames na tabela ao lado.
VANTAGENS:
- Ampla janela de detecção: possui uma janela de detecção mínima de 90 dias para o uso repetitivo de drogas.
- Maior eficácia: possui maior capacidade de detecção (índice de positividade) de substâncias psicoativas, quando comparado com qualquer outro método.
- Procedimento muito simples: a coleta do material não é invasiva nem contagiosa, não prejudica a estética do candidato e é indolor.
- Detecção de grande variedade de drogas psicoativas: maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína: "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.
A partir de 2 de março de 2016, de acordo com a Lei Federal 13.103, se torna obrigatória a realização de Exame Toxicológico de larga janela de detecção (Exame do Cabelo) na preadmissão e no desligamento de motoristas das categorias C, D e E.
As resoluções determinam ainda que esse exame deve ser realizado através de fios de cabelo para que seja possível aferir o comportamento do motorista em relação ao consumo de drogas nos últimos 90 dias.
O Exame do Cabelo possui uma janela de detecção mínima de 90 dias e é o único teste capaz de detectar o uso repetitivo de substâncias psicoativas.
O Ministério do Trabalho já regulamentou as diretrizes e procedimentos do Exame Toxicológico através da Portaria 116/2015.
O CONTRAN através da Deliberação Nº 145 do dia 31/12/2015, regulamentou a obrigatoriedade da realização do Exame para motoristas profissionais na renovação e adição de suas CNHs. A Deliberação determina que a coleta do material biológico deverá ser realizada por laboratórios habilitados pela Anvisa.
PRINCIPAIS OBJETIVOS E DETERMINAÇÕES DA LEI FEDERAL 13.103 E RESOLUÇÕES
- Aumento da segurança no trânsito e melhoria contínua da saúde ocupacional dos motoristas.
- Obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas que possuem carteira de habilitação C, D e E (emissão, renovação e mudança de categoria).
- Exigências de acreditação no CAP-FDT (Colégio Americano de Patologistas – Exame de Drogas Forense) com experiência comprovada no Brasil para credenciamento dos laboratórios.
- Exame do Cabelo é o único método de avaliação do consumo habitual de drogas (até 6 meses).
- Fonte : Labet
Nome do Marcadore 1
Nome do Marcadore 2
Nome do Marcadore 3
Nome do Marcadore 4
Nome do Marcadore 5
Nome do Marcadore 6
Nome do Marcadore 7
Nome do Marcadore 8
Nome do Marcadore 9
Nome do Marcadore 10
Nome do Marcadore 11
Nome do Marcadore 12
Nome do Marcadore 13
Nome do Marcadore 14
Nome do Marcadore 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário